quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O Cocker

Se uma pergunta for feita: "Quais raças de cães você escolheria como animal de estimação?", pessoas em todo mundo irão incluir o Cocker Spaniel Inglês entre os primeiros da lista. Sua popularidade deve-se ao seu tamanho ideal - nem muito grande nem muito pequeno - sua aparência sempre feliz, sua alegria em participar da vida familiar e sua natureza sempre amorosa.

Hoje em dia a maioria dos Cockers são cães de companhia, tarefa que ele executa com prazer! Outros passam a vida participando de exposições de beleza. Originalmente o Cocker é um cão de caça. Em outros países é comum ver Cockers em competições como obediência, agility e tracking. Entretanto no Brasil o Cocker é basicamente um cão de companhia ou exposição.

Embora não seja mais usado largamente como caçador, este cãozinho ainda possui todos os instintos necessários para fazê-lo. Basta olhar como eles gostam de manter o focinho grudado ao chão, sempre descobrindo um cheirinho novo que merece ser investigado.

Independente de sua função, para quem possui um Cocker, seu cão é o melhor do mundo - e realmente é!

Ele é alegre, sempre bem disposto e extremamente companheiro. Alguns Cockers parecem a "sombra" do dono, acompanhado-o em qualquer lugar.

Adora participar da "rotina do dono", e parece saber perfeitamente a que horas cada uma de suas atividades se desenvolve. Para ele, o melhor passatempo é mesmo seu dono, do qual dificilmente se desgruda com facilidade. Com estranhos o Cocker também demonstra a mesma sociabilidade.

Ele não pode, nunca, demonstrar nenhum tipo de agressividade. Alguns Cockers gostam de morder enquanto estão brincando e isso não deve ser confundido com agressividade, pois é apenas uma forma do cão se expressar. Porem, reações como morder enquanto estão comendo ou rosnar quando alguém se aproxima de sua comida ou brinquedos não é uma reação normal nos Cockers. Eles são dóceis e simpáticos, nunca estranhando ninguém. Mesmo depois de adultos, qualquer visita e bem vinda e normalmente recebida com muita alegria. Não é um cão para canil e é raro (ou impossível) ver um Cocker feliz num canil.

Eles gostam de estar sempre perto do dono o que os torna ideais para o convívio dentro de casa. Deixa-los sozinhos freqüentemente é um problema mas pode ser amenizado com a companhia de outro animal - outro Cocker, um cão de outra raça ou até mesmo um gato.

Se você precisa deixa-lo sozinho durante o dia, é melhor pensar na possibilidade de ter dois animais. Seu pelo longo e sedoso requer alguns cuidados tais como tosa e escovação, mas ele parece adorar isso!
Ë um cão enérgico, precisando de muito exercício ou uma grande área onde ele possa correr. Se você mora em apartamento, prepare-se para longas caminhadas diárias.

Ter um Cocker Spaniel é uma das experiências mais gratificantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário